sexta-feira, 22 de setembro de 2017

Seja bem-vindo(a)

         Acho que algo que ganhei nestes últimos tempos é um espaço mais confortável dentro de mim mesmo para ser imperfeito e irresponsável. Tenho me permitido dizer a mim mesmo, quando não funciono como gostaria: "Tu está fazendo o teu melhor, segue adiante que eu estou aqui para te apoiar." E eu creio também que este sentimento de "não condenar-se", "de não lutar contra si mesmo", devido a sua imperfeição, é uma conquista, conseguida não por ser espiritualmente virtuoso (não acredito nisso), mas por se dispor a mostrar-se tal como se é, vulnerável, e por assumir a responsabilidade por isto. E eu tenho percebido que quem desenvolve esta habilidade de deixar ir aquela pessoa que acha que deveria ser, para ficar com quem se é, ganha a recompensa de se tratar como alguém que é merecedor, mesmo sendo imperfeito e muitas vezes irresponsável. Algo que, por sinal, deve ser novo para muitos de nós. Afinal de contas, é bem desafiador assumir a responsabilidade, sem culpa ou autoexigência, por algo que, dentro de nós, tem sido a causa de sofrimento e dor. A verdade é que, acreditando nisso ou não, você só pode dizer adeus a alguma coisa, quando a respeita, quando aprecia o que ela lhe trouxe, pois assim você a deixa ir amorosamente. É como se a dor que acumulamos precisasse da nossa aceitação para poder ser liberada. Só então poderemos atravessar o limiar, livres e aliviados. Portanto, é sempre interessante respeitar a noite escura da alma, ao passarmos por ela; e, muitas vezes, a mensagem que ela traz consigo. Isto quer dizer que você estende a mão para a escuridão e diz: "Você é boa como é; eu a compreendo. Eu não luto contra você; eu lhe dou um lugar dentro de mim. Você é um lembrete dos velhos tempos e eu aprendi muito com essas experiências." E é somente devido a estes altos e baixos que experimentamos, que pode amadurecer uma sabedoria que é viva em nosso interior, que sabe como "não condenar-se" e "não lutar mais contra si mesmo".

Autor: Tiago Bueno

   Boa leitura!
        

1) Textos                   2) Palestras e cursos           3)  Vídeos


4) Depoimentos       5) Atendimento terapêutico 

            




Acompanhe o Programa de rádio "Comunicação Não-Violenta no Ar".
Para ouvir, clique em:






Convite Grupos de Estudos



Grupos de Estudo em Comunicação Não-Violenta na cidade de POA.

Nas segundas, terças, quartas e quintas-feiras, em Porto Alegre

Contato: 51-998177893 (Tiago Bueno) 

Corresponsabilização financeira!






Grupo somente de estudo
 Comunicação Não-Violenta







Grupo de estudos sobre Preparação Emocional de Crianças e Comunicação Não-Violenta
Dia: Quintas-feiras
Horário: das 19h às 21h
Local: Ser Ambiente, Rua Vieira de Castro, 163, bairro Farroupilha/POA.
Fone p/ contato: (51) 999973449









Depoimento


Oi Tiago! Vim te escrever pra te agradecer pelo seu blog lindo. Ele faz muita diferença na minha vida e dos amigos que compartilho. Seu texto sobre conversar com a criança interior me ajudou muito no caos que estou agora e deu uma super luz pra uma amiga que está na China e duas que estão na Bolívia. Só queria compartilhar a gratidão que sentimos e dizer que sim, você está iluminando o mundo por aí...
Tatiana Lima Minardi


Publicações


















Nenhum comentário:

Postar um comentário